segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Dos meus dias | Trabalho como promotora/ hospedeira e modelo

O post de hoje, como já puderam ver pelo título, é um pouquinho diferente do habitual e foi bastante pedido por uma seguidora aqui do blog. Como sabem, costumo fazer trabalhos como promotora/ hospedeira e modelo pelo que venho partilhar um pouquinho dessa experiência com vocês. Este post, tem por isso como principal objectivo, ajudar e esclarecer quem está a pensar iniciar-se numa destas actividades. Qualquer questão adicional que tenham é só deixarem nos comentários! 
Em primeiro lugar, e mais importante, é saberem se estão dispostos a comprometerem-se com um trabalho. Apesar das acções de promoção e dos trabalhos como modelo serem muitas vezes encarados com menor seriedade, não deixam de ser um trabalho, pelo que acarretam determinadas responsabilidades. Se não estão dispostos a abdicar de várias horas ou mesmo dias para se dedicarem a uma destas actividades então o melhor é nem ponderarem o assunto. 

Primeiro devem ter em conta que este tipo de trabalhos implica estar muitas horas em pé por vezes ao calor ou ao frio. Terão de interagir com muitas pessoas e, por isso mesmo , terão de estar preparados para a possibilidade de ocorrerem situações desagradáveis e algum tipo de assédio. Mesmo que estejam num dia mau terão de estar alegres, sorridentes bem dispostos e simpáticos. E desenganem-se se pensam que serão pagos a peso de ouro por isso! Hoje em dia as remunerações, salvo raras excepções, não são mesmo nada de especial.

Penso que o mais importante será decidirem se estão dispostos a passar recibos verdes ou não. Se estiverem dispostos há um leque enorme de agências (basta fazerem uma pesquisa no Google por agência de promotoras/ hospedeiras de eventos que certamente encontrarão muitas) nas quais se poderão inscrever. Se não quiserem passar recibos verdes as vossas opções ficarão mais reduzidas, limitando-se quase que exclusivamente a agências de trabalho temporário (como por exemplo Egor e Adecco, duas para as quais trabalho), que por norma efectuam os pagamentos por transferência bancária e tratam dos descontos para a segurança social. Se por um lado as primeiras proporcionam uma maior oferta de trabalho, por norma apenas fazem pagamentos a 2 ou 3 meses ao passo que as segundas apesar de terem menos oferta neste campo realizam, por norma, os pagamentos ao final de cada mês. É uma questão de decidirem o que vos é mais conveniente, podendo mesmo optar por se inscreverem nos 2 tipos de agência, aumentando assim as vossas hipóteses de estar mais tempo a trabalhar. 

Quando estão inscritos numa agência esta é que vos contacta e vos propõe os trabalhos. Podem sempre recorrer a sites de pesquisa de emprego, como por exemplo o Net Empregos, e procurar directamente acções com condições que vos possam interessar. Basta inscreverem-se e efectuarem uma pesquisa com a vossa localidade e as palavras chave promotora ou hospedeira. Façam os possíveis por aceitar o primeiro trabalho que vos é proposto pois é este que vos abrirá as portas para as melhores acções e para um maior volume de trabalho. Por norma, o que acontece, é que se rejeitarem o primeiro trabalho que vos é proposto serão automaticamente postos de lado e a agência dificilmente vos irá propor um novo trabalho pois existe imensa gente disponível. É injusto? Sim é,mas é a realidade!  

Antes de aceitarem um trabalho é sempre importante esclarecerem todas as vossas dúvidas: informem-se bem dos horários, do local de trabalho e da facilidade ou não de lá chegarem,dos valores que irão receber, do que vos é proposto fazer.  

O primeiro passo, e mais importante, é procurarem uma boa agência que vos represente, promova a vossa imagem e defenda os vossos interesses e direitos. Para os mais curiosos a agência que me representa é a Next Models, mas existem dezenas de opções no mercado. Certifiquem-se sempre da fiabilidade destas agências pois muitas apenas pretendem ganhar dinheiro com books fotográficos. Este tipo de trabalhos é sempre pago a recibos verdes e por norma num período de 3 ou 4 meses após a realização do mesmo. Aqui sim estamos a falar de valores bastante mais aliciantes, no entanto as hipóteses de serem seleccionados para um trabalho são também bastante reduzidas.

Devem saber que este tipo de trabalhos podem implicar várias horas de espera e horários intensos: muitas vezes terão de acordar às 4 da manhã para se deslocarem para o local do trabalho do qual só regressarão por volta da meia noite. 

À semelhança do que  acontece com as agências de promotoras/ hospedeiras também são as agências de modelos que entram em contacto convosco para vos proporem castings. Quando um casting vos é proposto são logo informados do tipo de trabalho e da disponibilidade pretendida. Por isso, mais uma vez, certifiquem-se de que perceberam tudo e de que têm disponibilidade para as datas pedidas. Para aumentarem a vossas hipóteses de serem chamados para castings e, consequentemente de conseguirem um trabalho, para além de uma boa imagem, um bom portfolio fotográfico também será uma excelente ajuda!  







29 comentários:

  1. Não fazia ideias que trabalhavas como hospedeira/promotora. Deve ser super cansativo, não sei se seria capaz... Beijinho,
    neptunesecrets.blogspot.pt | facebook | diário viajante blog

    ResponderEliminar
  2. é um post interessante, sem duvida, mas nenhum desses trabalhos é algo a que me adapte naturalmente =P

    xoxo

    ResponderEliminar
  3. O que tem mais é agencia que chama mil modelos pra ganhar com book, tem que tomar muito cuidado mesmo!
    Adorei as dicas
    Kisses

    ResponderEliminar
  4. Fantásticas dicas para quem quer seguir uma dessas áreas, a meu ver o importante é saber bem qual o local para onde trabalhar :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito das tuas dicas, são muito essenciais.
    Beijinhos

    http://thegoldprint.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Oi, Inês!
    Aqui no Brasil esse mercado é bem concorrido e difícil de entrar.
    Precisa ser magra, alta, bonita, pele perfeita, etc. Ai também é assim?
    Beijos, Ana do dia ♥

    ResponderEliminar
  7. Quando eu era menor, queria ser modelo, rs

    Beeeeeeijos !!
    http://www.paaradateen.com/2015/08/vlog-uma-semana-corrida-veda02.html

    ResponderEliminar
  8. Um post bastante informativo :)
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Fantástico, gostei de saber um pouco mais sobre cada trabalho!
    beijinhos
    thefancycats.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Que interessante. Eu adoro posts nesse estilo, pois dá pra gente saber bem mais sobre algumas profissões, digamos assim. e no fim quem pretende trabalhar lá e não esta em contato com esse meio, fica perdido.

    Inquietudes Secretas

    ResponderEliminar
  11. Não estou dentro dessa área mas acho super importante partilhares a tua experiência e conselhos para quem precisar!

    Isa,
    http://isamirtilo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Boas dicas. Hoje em dia o que não falta é gente que se aproveita.

    http://thesunnysideoflifeblog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. O trabalho de modelo é aliciante para muitas jovens.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Só de ler já fiquei cansada, kkkk. É incrível como os trabalhos por vezes parecem tão aliciantes e as pessoas não têm a menor ideia do quanto pode ser cansativo. Um bom post!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Ótimas dicas ;D.
    Também não devemos aceitar tudo o que nos aparece à frente, às vezes não é bem como eles dizem. !!

    ResponderEliminar
  16. Optimo post, as agências de modelos (algumas) é como dizes, só para fazer dinheiro em books e depois não ajudam nada!!

    ResponderEliminar
  17. Boas dicas!!

    http://fashionwalkinbrussels.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  18. Dicas maravilhosa amei
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=eNNlFtDc1-o
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  19. Very interesant your post!!
    i'm following you and I hope you to do the same :)
    i'm waiting you in my blog!!!

    somniareaudesemper.blogspot.com.es

    Elena Suñer xx

    ResponderEliminar
  20. Adorei as dicas, precisamos ficar atentas a propostas do tipo... chega gente de qualquer lado mesmo pra nos convencer a algo. Amei os conselhos!

    Um Super Beijo...

    Att. Thays Alkmin

    http://modapossessiva.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  21. Gostei muito das dicas!! Já estou seguindo o seu Blog!!
    Você é muito linda!!
    Beijoss!!
    alanabaggioto.com.br

    ResponderEliminar
  22. Que legal, não sabia que você era modelo, muito bom esse post vai esclarecer e tirar dúvidas de meninas que querem seguir essa profissão.

    Beijos!
    http://www.hey-fashion.com/

    ResponderEliminar
  23. I think you could have a fun working as a model :)

    http://crafty-zone.blogspot.com/

    ResponderEliminar