quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Dos meus dias | Charming Day Quinta de Freixieiro

Como partilhei no Instagram, no passado sábado passei um dia maravilhoso na Quinta de Freixieiro, onde tive a oportunidade de conhecer pessoas fantásticas e aprender imenso!

Assim que chegámos, fomos muito bem-recebidas pela proprietária, que nos contou a história desta casa tão especial. Os primeiros registos datam o ano de 1720, quando esta pertencia ao Convento de Santa Clara de Amarante. No inicio do século XX a Quinta de Freixieiro foi adquirida por três senhoras da alta sociedade. Estas senhoras começaram a afeiçoar-se e a ajudar a filha dos caseiros (bisavó da atual proprietária), que mais tarde se tornou na herdeira desta casa pelo afecto e amor que as proprietárias tinham por ela. Desde essa altura que a Quinta de Freixieiro é considerada a “Casa Mãe” de Guardizela, pois durante “tempos difíceis”, foi quem forneceu comida, carinho e abrigo para os mais necessitados. No ano de 2001 a família decidiu restaurar a casa, não esquecendo as gerações e as histórias aqui passadas, de modo a poder hospedar e receber quem aqui queira restabelecer energias. 

Seguiu-se uma visita guiada às 6 suites da casa (todas lindíssimas e decoradas com muita personalidade e bom-gosto), ao sótão (transformado em quarto, perfeito para uma família com crianças) à sala de yoga, às salas de estar, à cozinha e aos jardins únicos, misteriosos e românticos. 

No final da visita iniciou-se o workshop de alimentação Detox (o mote para este dia) com a querida e super simpática Miss Kale (Francisca Guimarães)! A Francisca ensinou-nos a preparar o seu sumo verde (delicioso!), e explicou-nos todos os seus benefícios. Conversámos, colocámos questões e aprendemos imenso acerca de alimentação saudável!

No final do workshop foi servido um maravilhoso almoço vegetariano na magnífica sala de jantar da quinta, decorada a rigor para nos receber! Como entrada foi servida uma salada verde com tomate cherrie, maçã assada e pesto de coentros, simplesmente divinal! O prato principal foi um delicioso arroz basmati integral com legumes grelhados e tofu. Como sobremesa foi servida uma mousse de chocolate saudável com base de grão-de-bico!

Depois de almoço aproveitámos os últimos raios do fantástico sol de Inverno para nos conhecermos melhor, conversar e partilhar ideias na zona da piscina, com a vinha a perder de vista como pano de fundo. Aproveitámos ainda para fazer uma (infelizmente curta) aula de yoga, que nos permitiu corrigir a postura e relaxar!

Foi sem dúvida um dia preenchido de energias muito positivas num local que possui uma aura muito particular e única! Na despedida ainda recebemos um miminho personalizado, que materializou todo o carinho com que fomos recebidas: uma garrafa de vinho rosé num saquinho muito amoroso! 

Sem dúvida que a vontade de voltar e de passar um fim-de-semana numa casa tão mágica, que marca todos os que a visitam é muita! A Quinta de Freixieiro é sem dúvida um lugar muito especial!

Quinta de Freixieiro
Rua Monte de Baixo, Nº394
4765-467 – Guardizela / Guimarães
(+351) 939760902 / (+351)  912772982



10 comentários:

  1. Adorei as fotos!
    Deve ter sido mesmo um dia espectacular.
    E esse almoço deve ter sido delicioso =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Deve ter sido um dia muito giro!
    O espaço parece fantástico e as fotografias estão lindas.

    ResponderEliminar
  3. Conheço essa quinta é muito linda mesmo, aliás há mais como essa pelo Minho e Douro! O turismo rural permitiu a restauração de inúmeras casa e quintas que estavam ao abandono! Foi um bom dia sem dúvida!
    Beijinhos
    Beleza De Mulher e Mãe
    Facebook
    Instagram

    ResponderEliminar
  4. A quinta parece ser absolutamente linda! Se for para esses lados já sei onde ficar!

    beijinho,
    priceless-ambition.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Parece tudo adorável e o almoço vegetariano tira todas as dúvidas :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. A quinta é linda, deve ter sido um dia muito bem passado...
    xoxo
    marisascloset.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Que história tão bonita da Quinta.
    Deve ter sido um fim de semana magnífico, só de ver o desfile das fotos fiquei com vontade de conhecer.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Que máximo (= Já tinha visto algumas fotos no teu instagram, parece ter sido mesmo um dia em cheio!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Adoro sitios assim, cheios de história! :)
    Deve ter sido um dia muito bem passado.

    ResponderEliminar
  10. Aí que vontade de fazer uma mala e partir. Que lugar lindo =)

    ResponderEliminar