quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Get Fit | Falafel de feijão Azuki e Millet com molho de alho e cebola (vegan)

Fui desafiada pela Origens Bio a assinalar o dia do Veganismo com uma receita criada com 3 ingredientes da marca: feijão azuki, millet e leite de coco. Depois de alguma reflexão e algumas indecisões quanto ao teor salgado ou doce da receita, acabei por me decidir por uma receita salgada que tanto pode servir como snack, entrada ou mesmo prato principal! A receita é bastante simples, saudável e, claro está, feita apenas com produtos de origem vegetal! Anotem a receita:


1 chávena grande de feijão azuki Origens Bio cozido
1 chávena grande de millet Origens Bio cozido
10 colheres de sopa de leite de coco Origens Bio
2 colheres de sopa de sumo de limão
1 fio de azeite
1 cebola
1 dente de alho
1 cenoura
1/2 abacate
1/2 pimento vermelho
5 colheres de sopa de farinha de linhaça
sal, pimenta preta, cominhos, alho em pó e salsa a gosto



1. Comecem por lavar bem o feijão e deixem a demolhar durante a noite. Cozam em água com uma pitada de sal. Cozam o millet em água com uma pitada de sal (lavem muito bem primeiro e adicionem uma porção de millet para 3 de água e deixem cozer até a água ser completamente absorvida).

2. Num processador de alimentos piquem o feijão até obterem uma pasta espessa.

3. Preparem um refogado com a cebola o dente de alho e o azeite. Quando estiver lourinho adicionem a cenoura ralada e o pimento partido em pedacinhos. Reservem.

4. Numa tigela juntem a pasta feijão azuki, o millet o refogado com a cenoura e os pimentos, a farinha de linhaça e os temperos a vosso gosto: sal, pimenta e cominhos moídos. 

5. Quando tiverem uma pasta homogénea comecem a moldar bolinhas e disponham num tabuleiro de forno em cima de papel vegetal.

6. Levem ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 45 min, voltando as bolinhas de 15 em 15 min para que fiquem tostadinhas e estaladiças em todos os lados.

7. Para o molho juntem meio abacate, o leite de coco, a salsa e o sumo de limão e triturem com a varinha mágica até engrossar. Temperem com sal, pimenta preta, alho em pó e cebola picada. Misturem bem com a ajuda de uma colher.

8. Mergulhem o falafel no molho e deliciem-se!






6 comentários:

  1. Hum, que parece ser bastante bom
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Que aspecto delicioso!
    https://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. com certeza vou tentar fazer, sou vegetariana, mas estou aos poucos tirando leite, ovo e mel da minha dieta. Adorei a receita.
    Go vegan!!!
    www.verdeveggie.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  4. Têm muito bom aspeto! Vou experimetar :)

    ResponderEliminar